Bruce Lee é considerado por muitos críticos e outros artistas marciais como o lutador mais influente do mundo e um ícone cultural. Com suas produções, feitas em Hollywood e Hong Kong, popularizou os filmes de artes marciais, elevando-os a um altíssimo patamar de consagração, tornando-se influência também para outros estilos como aventura e ação.
Bruce Lee levou o Wing Tchun para o cinema em todos os seus filmes, como por exemplo: "Dragão Chinês", "O Voo do Dragão" e "O Jogo da Morte".
Robert Downey Jr.
Robert Downey Jr. é um ator norte-americano constantemente aclamado pela crítica por seu notável talento. Downey, inclusive, já interpretou Charles Chaplin, um dos maiores atores da história, no filme "Chaplin", de 1992.
Robert começou a praticar Wing Tchun em 2003 como uma terapia para se livrar da dependência química. Segundo o próprio ator, a arte marcial não permite que ele pense em drogas e ainda mantém sua sanidade mental. Ele mostra sua habilidade no Wing Tchun em sequências como Homem de Ferro e Sherlock Holmes, ambos no papel principal.
Nicolas Cage
Nicolas Cage é um dos mais respeitados atores norte-americanos em atividade e praticante de Wing Tchun. Entre seus principais filmes, estão "O Beijo do Vampiro", "Coração Selvagem", "Cidade dos Anjos" e "Motoqueiro Fantasma". No entanto, é em "Perigo em Bangkok" que Nicolas exibe sua habilidade em Wing Tchun.
No longa, Cage é Hitman Joe, um assassino que viaja de cidade em cidade dando fim às pessoas designadas por seus clientes. Geralmente ele recruta um ajudante na cidade em que está, e depois de tudo pronto, também o mata para não deixar rastros. No entanto, em Bangkok, seu "ajudante" mostra muito interesse no que Joe tem para ensinar. Os dois acabam se tornando mestre e discípulo de Wing Tchun.
Keanu reeves
Keanu Reeves tem vasta carreira em Hollywood, mas é lembrado principalmente pelo personagem Neo, de Matrix. Entre os hobbys do ator, está o Wing Tchun, arte marcial que pratica desde jovem. Em praticamente todos os seus filmes de ação em que precisa fazer cenas de luta, dispensa dublês.
Apesar de ter interpretado diversos personagens neste segmento, curiosamente aquele de maior destaque é também o que Reeves mais evidencia o Wing Tchun. Ele aplica a arte marcial na grande maioria dos combates, tendo feito questão de atuar em todas as sequências. Sua habilidade arrancou elogios do lendário Yuen woo Ping, mestre de Kung Fu conhecido por coordenar e coreografar cenas de lutas em filmes de Hollywood, como por exemplo, "O Tigre e o Dragão" e "Kill Bill".
Donnie Yen
Donnie Yen é considerado por muitos o responsável pela volta da popularidade do Wing Tchun, arte que pratica desde a infãncia. O ator, nascido em Hong Kong, interpretou Ip Man, mentor de ninguém menos que Bruce Lee, em uma sequência biográfica de três longas sogre o grande mestre desta arte marcial. Embora o filme não tenha recebido destaque da mídia, é um dos mais aclamados dos últimos tempos entre os amantes de lutas e filmes do gênero.
A carreira de Donnie Yen também deu um grande salto após o filme, no qual o ator também se destaca pelo talento na interpretação. Atualmente, Yen é considerado o melhor ator oriental e um dos melhores do mundo no gênero de ação.
Jackie Chan
Jackie Chan é, sem dúvidas, o ator oriental mais conhecido pelo público do Ocidente nos dias atuais. Chan é tão popular que já virou personagem de quadrinhos e desenho animado, além de inúmeras referências em video games e outras animações. Entre tantas artes e estilos marciais que o ator domina, está o Wing Tchun.
Apesar de misturar diversas técnicas nas cenas de ação de seus filmes, Jackie Chan escolheu o Wing TChun para "Arrebentando em Nova York". O longa rendeu inúmeros prêmios para o ator, como "Melhor Cena de Ação" e "Melhor Coreografia de Ação" no Hong Kong Film Awards de 1996 e "Melhor Luta" no MTV Movie Awards do mesmo ano.
Christian Bale
Christian Bale é outro ator, famoso por interpretar um super-herói, que pratica Wing Tchun. O "Batman" é aluno do mesmo mestre do "Homem de Ferro" (Robert Downey Jr.). O homem morcego tornou-se um justiceiro sem a utilização de poderes especiais. Age com os recursos de uma fortuna, sua inteligência e pelo domínio de artes marciais. Então, para viver Bruce Wayne, em "Batman Begins", Bale precisou aprender Wing Tchun.
O ator faz parte do grupo dos que dizem que o Wing TChun mudou sua vida. A arte marcial influenciou tanto que desde quando iniciou seus treinamentos, em Los Angeles, Christian Bale não parou mais de praticar.
Johnny Yong Bosch
Talvez poucas pessoas conheçam quando falamos em Johnny Yong Bosch. No entanto, se citarmos "Adam Park", o ranger preto da segunda temporada de "Power Rangers", não há quem não lembre. O personagem Adam fez parte do grupo de heróis até a metade da série "Power Rangers: Turbo". Johnny Yong é praticante de Wing Tchun desde sua infância e mantém os treinamentos até os dias atuais.
Para quem não conhece a franquia "Power Rangers", eram cinco jovens (às vezes, seis), que dominavam artes marciais e recebiam poderes extras, armaduras e veículos robotizados para proteger o mundo. A série chegou aos cinemas e Johnny Yong foi mais um a levar o Wing Tchun para as telonas.
Cameron Diaz
Na preparação para os filmes "As Panteras", Cameron Diaz precisou aprender a lutar. A arte marcial indicada para a atriz foi o Wing Tchun. Em 1999 ela começou a praticar. No entanto, revelou apenas em 2001, em entrevista para a revista "Celebrity Bodies".
Cameron contou, na época, que praticava Wing TChun "oito horas por dia, cinco dias por semana antes de filmas "As Panteras". Depois disso, a atriz continuou praticando, com menor frequência, e revelou em entrevista mais recente: "Além de ser uma ótima arte marcial, o Wing Tchun fortalece os braços, a postura e, particularmente, é ótimo para tonificar pernas, cintura e abdômem", disse Diaz.
Fonte: http://www.vingtsunbrasil.com.br/